quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tempos de coletividade


Ao longo da história e cada vez mais, o homem vem procurando maneiras melhorar o que está a sua volta. Pode-se dizer que a busca pela inovação faz parte tanto do dia-a-dia de cada um quanto do mundo corporativo, de forma que a presença nessas duas esferas vem se misturando. Em outras palavras, as empresas têm recorrido a pessoas comuns para resolver seus problemas. Pode-se dizer que uma espécie de espírito colaborativo tem crescido a medida em que a inteligência coletiva vem propondo soluções, gerando conhecimentos e desenvolvendo novas tecnologias em prol de organizações. Essa ferramenta de inovação, conhecida como crowdsourcing, conta com a internet para facilitar conexões e se fortalecer.

O processo normalmente acontece da seguinte maneira: um problema é apresentado e as pessoas, amadoras ou profissionais, enviam propostas de solução. Com o crowdsourcing, é possível potencializar a geração de idéias, reduzir custos e tempo de investigação e, ainda, criar um vínculo emocional com os clientes ao inserí-los de maneira ativa no universo de determinada empresa.

Exemplos de crowdsourcing:

Label Desafios – plataforma nacional de crowdsourcing apresentada pelo site www.labeldesafios.com.br no qual empresas podem lançar desafios com prêmios e prazos estabelecidos. Os colaboradores enviam sugestões e a melhor é escolhida e premiada.

Fiat Mio – carro conceito criado pela Fiat a partir das idéias e opiniões de consumidores postadas no site http://www.fiatmio.cc/pt.

Linux - sistema operacional que permite que voluntários de todo o mundo o alterem segundo suas necessidades e redistribuam a nova versão criada.

Nessa onda de criatividade e cooperação, surgiu também o crowdfunding: apoio de iniciativas de individuais ou de organizações por meio de contribuições financeiras de quem se interessar. Na prática, são apresentadas na internet idéias que necessitam de investimento para acontecer e qualquer pessoa ou grupo de pessoas pode financiá-los. O site brasileiro pioneiro nesse modelo de negócios é o http://catarse.me, onde são apresentados projetos com seus respectivos custos. Os investidores podem optar por colaborar com qualquer valor a partir de R$10,00, sendo que quanto maior a contribuição, maior a recompensa. Essas recompensas são as mais variadas, desde um CD até um show em casa. Se até o prazo determinado, o projeto não tiver atingido o valor que precisa, todo mundo que contribuiu recebe o dinheiro de volta.

Uma das vantagens do crowdfunding, é que o público decide de maneira direta qual projeto irá para frente, e não mais intermediários como gravadoras de CD.

Penso que estamos vivendo, de fato, na era da colaboração e do compartilhamento, seja de músicas, vídeos, opiniões, idéias, projetos, notícias etc.

Qual será o próximo passo?

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